A importância da alimentação nos primeiros anos de vida

Data da publicação: 04/09/2014 Autor: hollo

A fase mais importante de nossas vidas

“Pesquisas mostram que a gravidez e os dois primeiros anos de idade são fundamentais para determinar o futuro da saúde física e mental do ser humano”. alimentação bebê

“Agora está cientificamente comprovado: os primeiros mil dias da vida – da concepção ao segundo ano de idade – vão determinar quão saudável ou inteligente você vai ser para o resto da vida.” Essa é a conclusão do livro “Os Primeiros 1.000 Dias: Determinando o Futuro”, escrito pelo Dr. Navantino Alves Filho, membro da equipe de pediatria do Hospital Vila da Serra, em parceria com a Nestlé. A obra, que teve 40 mil exemplares distribuídos aos profissionais pediatras, é resultado da compilação de informações apresentadas durante o 74th Nestlé Nutrition Institute Workshop, um simpósio internacional realizado em 2012 no estado de Goa, na Índia.

alimentação bebêDe acordo com o material, a nutrição recebida durante os 280 dias de crescimento intrauterino e os primeiros 720 dias de vida tem papel fundamental para definir o futuro do indivíduo no que diz respeito às habilidades intelectuais, rendimento escolar, nível de colesterol e de glicose. Além disso, diversas patologias – como a arteriosclerose e demais doenças metabólicas que se desenvolvem com a idade – podem ser prevenidas por meio de uma boa alimentação, que inclui a nutrição intra uterina.

O  trabalho também reforça a importância do aleitamento materno, que é influenciado pela nutrição da mãe. Além das diversas vantagens já conhecidas, a composição do leite humano protege o bebê, estimulando o desenvolvimento do seu sistema imunológico, além, é claro, de fornecer os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.