Criada a Sociedade Brasileira de Simulação na Prática Médica - Notícias - Hospital Vila da Serra

Criada a Sociedade Brasileira de Simulação na Prática Médica

Data da publicação: 07/04/2009

 


Foi fundada a Sociedade Brasileira de Simulação na Prática Médica, entidade com o objetivo promover o uso de simuladores (manequins, robôs, computadores, entre outros equipamentos) no treinamento e capacitação de profissionais da saúde para a realização de procedimentos desde o mais simples, como punção venosa, até os mais complexos e graves, como parada cardio respiratória e anafilaxia.


O Hospital Vila da Serra está representado nesta nova entidade através do coordenador do Serviço de Anestesiologia da instituição, Dr. Márcio Craveiro, que ocupa o cargo de vice-presidente. O presidente é o Dr. Marcos Knibel, Intensivista do Hospital Andarai e da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde está instalada a sede da recém-criada Sociedade.


Segundo o Dr. Márcio Craveiro, a Sociedade Brasileira de Simulação na Prática Médica foi acreditada pela Sociedade Internacional de Simulação com sede na Universidade de Harvard, sob a presidência do Dr. Dam Rammer. “O profissional que se filiar à nossa sociedade automaticamente fará parte da Sociedade Internacional. Inclusive, já iniciamos contatos com instituições de ensino para oferecer parcerias nesta área. E, em março de 2009, estivemos na Inglaterra para fechar intercâmbio entre Centros de Treinamento daquele país e o Brasil. Em breve, também deveremos criar regionais à medida que formos agregando novos associados”.



 Mais informações no site www.simulacao.org