Hospital Vila da Serra lança o Instituto CURA - Notícias - Hospital Vila da Serra

Hospital Vila da Serra lança o Instituto CURA

Data da publicação: 09/12/2010

O Instituto de Medicina Cardiovascular do Hospital Vila da Serra criou o Instituto CURA, projeto pioneiro em Minas Gerais, que visa beneficiar, com tratamentos gratuitos e de alta tecnologia, idosos carentes do SUS e pacientes de convênios que não tenham cobertura para terapias cardiovasculares de alto custo. Segundo o Dr. João Carlos Lisboa, responsável pelas áreas de Cardiologia, Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica do Vila da Serra e vice-presidente executivo do Instituto CURA, a entidade busca com a sua fundação, um primeiro projeto, gerar condições de tratamento a pacientes idosos que não possam ser submetidos a cirurgias convencionais, devido a idade avançada ou ao alto risco cirúrgico. O Instituto CURA é uma iniciativa inédita no campo da saúde do idoso. “Ele oferece tecnologia vascular avançada para a melhoria da qualidade de vida do paciente da terceira idade, já que esta população vem tendo uma sobrevida maior graças aos avanços da medicina”, afirma Lisboa. A expectativa é que ainda em 2010, possa ser realizado no Hospital Vila da Serra o primeiro caso proveniente desta ação. A princípio, o critério para a escolha dos pacientes baseia-se, sobretudo, na urgência médica dos casos, como os de estenose aórtica grave e pacientes que já frequentam o hospital e que residam em Nova Lima e região metropolitana. O Instituto CURA é uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – baseado na lei 9.709 de 23/03/1999, criada para captar recursos financeiros de grandes empresas nacionais em parceria com o poder público em troca de isenção fiscal.
Nomes como Dr. Wagner Issa, diretor presidente do novo instituto, Dr.Antônio Quintella, secretário executivo, Lúcio Flávio Machado, executor responsável pela captação de recursos junto as empresas, e, ainda, o médico alemão Dr. Eberhard Grube, diretor científico do Instituto de Medicina Cardiovascular do Hospital Vila da Serra, corroboram a idoneidade do projeto. A criação de OSCIPs, segundo Lisboa, deve levar a sociedade a desempenhar uma atitude cidadã. Fazer da responsabilidade social uma forma de gerar igualdade na saúde através da captação de recursos. Sobre o Instituto de Medicina Cardiovascular, a instituição foi criada em 26 de novembro de 2009, com o objetivo de oferecer assistência a pacientes em condições clínicas diversas, como consultas, internações, procedimentos intervencionistas em laboratório de hemodinâmica de última geração e cirurgias cardiovasculares. Além disso, possibilita também a residência médica em cardiologia através de um programa desenvolvido em conjunto com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – FCMMG
Sua criação, os investimentos em pesquisa e tecnologia e o crescimento científico promoveram a associação de três grandes áreas da cardiologia, e, ainda, o desenvolvimento, inclusive, de programas em conjunto com outras especialidades. Procedimentos inovadores reafirmam também a capacidade técnica e científica da equipe idealizadora do projeto inovador no Brasil, reafirmando o Hospital Vila da Serra como referência gerencial e humana na área da saúde.