Obra reúne a história do setor de saúde no Brasil - Notícias - Hospital Vila da Serra

Obra reúne a história do setor de saúde no Brasil

Data da publicação: 28/08/2015

HVS livro história do setor de saúde no brasilVila da Serra é lembrado como o primeiro hospital mineiro a  receber a Acreditação Canadense

No último dia 13 de maio foi lançado o livro “Cinco Décadas da Federação Brasileira de Hospitais”, de autoria da jornalista Célia Maria Ladeira Mota. Além de resgatar os 50 anos dessa federação, a obra resgata a trajetória do setor de saúde no Brasil, a implementação das instituições hospitalares, a evolução da saúde no país e suas políticas.

Por meio de um relato detalhado, enriquecido com belas fotografias, o livro apresenta durante os seus 12 capítulos, a história dos hospitais brasileiros e seu aprimoramento, o advento do SUS, a tecnologia hospitalar, o surgimento dos planos de saúde e, por fim, as perspectivas futuras para o setor de saúde.

No capítulo “Acreditação e Excelência Hospitalar” o Hospital Vila da Serra aparece ao lado de outra grande instituição, o Hospital Albert Einsten. O Vila da Serra é citado como o primeiro hospital mineiro a receber a Acreditação Internacional por meio da metodologia de Acreditação Canadense – Canadian Council on Health Services Accreditation, cujo foco principal é a segurança do paciente.

Exemplares da obra já foram destinadas às bibliotecas de universidades e servirão de consulta e pesquisa para profissionais da saúde.