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Simpósio do HVS discute acertos e possíveis melhorias na qualidade do atendimento prestado ao paciente

Evento ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro e contou com a presença de cerca de 50 profissionais de saúde de diferentes instituições. Ponto alto foi a entrega da Certificação Internacional Qmentum.

“Se tenho uma certeza desse período em que passei internada é de que a humanização fez-se presente em todos os momentos em que passei no Hospital Vila da Serra.” A frase é da fisioterapeuta e pedagoga Alessandra Pereira, que apresentou um quadro de placenta increta, que ocorre quando a musculatura da placenta adere aos órgãos vizinhos. “Passei três meses internada e minha filha ficou na UTI neonatal por exatos 32 dias. Não tenho que reclamar do tratamento dado a mim ou a ela, muito pelo contrário”, complementa a mãe de três outros filhos. A situação descrita acima ocorreu em janeiro de 2013. Quase três anos depois, todos os envolvidos levam uma vida totalmente normal.

Alessandra contou sua história durante o 4o Simpósio do Hospital Vila da Serra ‘Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, realizado nos dias 5 e 6 de novembro, nas próprias instalações do Hospital. De acordo com o diretor-presidente do Vila da Serra, Dr. Wagner Issa, esse tipo de evento serve para oxigenar as ações da instituição, “trazendo ideias novas, que poderão ser implementadas visando a maior satisfação do paciente. Além disso, o evento mostra, ao mercado, todo o empenho que temos dito para encantar quem nos procura”, pontua.

Dr. Issa foi um dos palestrantes do evento. Em sua fala, ele exibiu um recorte sobre o atual cenário da saúde suplementar no Brasil. “Apesar do setor ter perdido, em 2015, cerca de 1% de seus clientes, o horizonte ainda é positivo, já que percebemos que o brasileiro, de uma forma geral, faz tudo o que pode para manter seu plano de saúde, ciente de que trata-se de um i

nvestimento e não de um gasto”. O setor fecha 2015 com cerca de 51 milhões de vidas, ou 26% da população do país. “Trata-se do 3o maior mercado de saúde suplementar do mundo, atrás somente da China e dos Estados Unidos”, explica o diretor-presidente do Vila da Serra.

Envolvimento das pessoas

Uma das palestras mais aguardadas, ao longo do evento, foi ministrada pelo Dr. Rubens Covello, CEO da IQG, a maior certificadora no segmento saúde na América Latina. Ele abordou a importância da liderança visando a melhora dos resultados obtidos junto aos sistemas de saúde. “Há 50 anos buscamos mecanismos para melhorar os padrões de qualidade e segurança de nossas instalações médicas. Chegou a hora de buscarmos, também, formas de maximizar o papel do líder nesse processo. Trata-se da peça principal a ser considerada visando um melhor atendimento assistencial e nos resultados financeiros das instituições. É seu papel olhar para fora da instituição e perceber quais são os caminhos que devem ser trilhados. E, com clareza desse rumo, sensibilizar cada gestor para que sejam atingidas estas metas”, analisa.

A questão do envolvimento das pessoas na busca de soluções para a melhoria da qualidade do atendimento também foi abordada pelo palestrante Gerson Carvalho. “Trata-se quase de um clichê, mas pessoas felizes são melhores profissionais. Mas como ser feliz diante de um trabalho cotidiano? Fazendo o que se gosta. De nada adiante trocar quase metade do nosso dia por um salário se não tivermos uma causa na vida, algo que nos motive todos os dias a dar o nosso melhor. Para isso, precisamos responder a uma pergunta simples e complexa ao mesmo tempo: o que eu estou fazendo com minha vida, pessoal e profissional. Esta reflexão é que precisamos fazer”, deixa o recado o palestrante, com mais de 20 anos de atuação na área.

Lilian Garate, psicóloga clínica especializada em psicologia hospitalar, abordou em sua palestra a importância da atenção e cuidado no atendimento à saúde como fator preponderante da qualidade no atendimento hospitalar. Segundo Lilian, é preciso pensar na questão sob dois ângulos, complementares: dos profissionais e dos pacientes. “Para o primeiro grupo, é importante mostrar a este profissional que ele faz parte de um todo, que suas ideias e concepções são contempladas e levadas em conta visando um objetivo macro. Quando se consegue que ele ‘compre a ideia’, seu envolvimento aumenta e os resultados se tornam mais factíveis”, explica. Para o segundo grupo – o dos pacientes – a psicóloga enfatiza que a principal forma de mensurar a eficácia do atendimento é o acolhimento recebido pelo paciente e sua família. “Eles não sabem se a dose do psicotrópico poderia ser menor ou se o tempo de permanência foi o suficiente, por exemplo. Mas ele sabe melhor do que ninguém dizer se o sorriso de encorajamento da fisioterapeuta o ajudou a dar mais um passo em sua recuperação”, explica.

Aspectos legais ligados à gestão de riscos no atendimento foram alvo da palestra do advogado Daniel Mannucci, especializado em direito da saúde. “A principal recomendação é que tenhamos sempre clara a resposta à pergunta: ‘O que podemos fazer para minimizar os riscos do hospital, do médico ou da equipe médica?’. A principal arma nesse processo é o preenchimento – com a maior riqueza possível de detalhes – do prontuário médico. E nunca deixar de solicitar ao paciente a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que lista todos os possíveis riscos diante do procedimento ao qual o paciente está se submetendo”, recomenda.

Padrões e certificações de qualidade

Abordando a importância do envolvimento dos profissionais nos processos de qualidade, o Hospital Vila da Serra recebeu a superintendente da ONA (Organização Nacional de Acreditação), Dra. Maria Carolina Moreno.

Em sua fala, a médica enfatizou a importância do envolvimento de todos os empregados. “Uso muito o exemplo da moça encarregada pela higienização da sala de cirurgia. Se você simplesmente chegar até ela e detalhar todos os processos que ela precisa cumprir para limpar aquele ambiente, assim que você virar as costas ela vai limpar do jeito que ela acha que é certo, do jeito que ela limpa sua casa. Agora, se você lhe explicar o porquê de tais procedimentos, aí sim você terá um profissional engajado”, diz a ginecologista e administradora hospitalar.

“Outro ponto que precisamos desmistificar é de que o médico é o único a ser ouvido. Ele possui know-how em sua área de atuação. Mas precisamos entender que os diversos saberes, juntos, são melhores do que um único dono da verdade”, analisa.

Fechando o evento, o médico Eduardo Tavares fez uma palestra lúdica, com muitas mágicas e metáforas para mostrar a importância do trabalho em equipe para a obtenção dos melhores resultados pela instituição hospitalar. “O cuidado com a saúde, a humanização do atendimento e a busca pela qualidade só são possíveis através do engajamento das pessoas. Elas devem ser nosso foco de atenção constante”, afirma.

Hospital Vila da Serra recebe a Certificação Internacional Qmentum

No encerramento do primeiro dia do evento, foi entregue ao diretor-presidente do Hospital Vila da Serra a Certificação Internacional Qmentum, a primeiro acreditação internacional de qualidade, com base em uma metodologia de excelência construída por diversos países – incluindo o Brasil – que envolve toda a instituição na padronização de melhores prática.

Segundo o Dr. Wagner Issa, essa certificação mostra que “o Vila da Serra despende os maiores esforços em prol da qualidade e do melhor atendimento ao paciente. Certificações como essas são importantes para que tenhamos consciência do caminho já trilhado e que ainda há muito mais por fazer”, ressalta.

 

 

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