Pneomovesicoscopia - Procedimento inédito na capital mineira

HVS realiza procedimento inédito na capital mineira – Pneomovesicoscopia

Data da publicação: 18/02/2013

A medicina passa por grandes transformações e o Hospital Vila da Serra tem sido palco de diversos desses avanços. No último dia 26 de julho, a instituição realizou o primeiro caso de reimplante ureterovesical videopneumovesicoscópico – Pneomovesicoscopia  de Belo Horizonte. Estiveram à frente do procedimento a Dra. Cristiane Leonardo, cirurgiã e urologista pediátrica do HVS, e o convidado especial Dr. Marcelo Calcagno, cirurgião, urologista pediátrico e professor do curso avançado de videocirurgia pediátrica em Juiz de Fora. Atuaram também a Dra. Alexandra Muzzi, cirurgiã pediatra do HVS e as anestesistas Dra. Renata Ribeiro e Dra. Valesca Guedes.

Pneomovesicoscopia

 Pneomovesicoscopia

O ato cirúrgico é minimamente invasivo e substitui duas grandes incisões que geralmente são realizadas na cirurgia convencional e aberta: uma na parede abdominal e outra na parede da bexiga. Através da nova técnica, são realizadas três mínimas incisões de 3,5 a 5mm por onde são inseridos os materiais necessários para a realização do procedimento. Esse tipo de cirurgia tem a vantagem de diminuir relativamente o trauma produzido aos tecidos, reduzindo a perda sanguínea e a resposta endócrino-metabólica ao trauma. A estética é outro aspecto de destaque. Uma mínima incisão substitui a cicatriz tradicional, mantendo a harmonia visual e amenizando a lembrança da cirurgia.

Os médicos salientam que o procedimento envolve tecnologia de ponta e grande habilidade cirúrgica. O procedimento foi patrocinado pela H. Strattner, representante Karl Storz no Brasil, que trouxe equipamentos de última geração. A cirurgia foi um sucesso e a criança recebeu alta 40 horas após a operação.

A pneomovesicoscopia é uma inovação cirúrgica bem estabelecida nos centros avançados de vídeo cirurgia pediátrica americanos. O procedimento foi discutido no XXXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica realizado entre os dias 21 e 25 de outubro em Belém/Pará.

Equipe: Sônia Cristina, (H. Strattner), Drs. Marcelo Calcagno, Cristiane Leonardo e Alexandra Muzzi.