(31) 2342-0600

Programa Parto Adequado

O Hospital Vila da Serra possui a Unidade de Parto Normal com salas equipadas para atendimento ao parto adequado e seguro durante o processo de pré-parto, parto e pós-parto (PPP). Os apartamentos são equipados para propiciar um trabalho de parto mais fisiológico e natural possível, não abrindo mão da segurança para a mamãe e para o bebê.

As unidades contam com banheiro privativo e equipamentos que podem ser utilizados durante todo o trabalho de parto para auxílio na progressão e alivio da dor.

 

Possuem ainda:

  • Equipamento para monitorização contínua, cardiotocografia (CTG);
  • Bola de pilates
  • Escada Ling (barra fixa)
  • Cavalinho
  • Banqueta de parto.

 

 

Sendo ainda o leito da paciente multifuncional permitindo diversas posições para a parturiente.

 

Critérios de admissão para a Unidade de PPP – Unidade de Internação:

  • Assistência ao trabalho de parto em fase ativa
  • Idade gestacional superior a 37 semanas
  • Gestação única (apenas um bebê)
  • Não ter tido uma cesariana e ou cirurgia no útero anterior a gestação atual
  • Apresentação cefálica (bebê de cabeça para baixo)
  • Gestantes classificadas como baixo risco obstétrico, (que não realizaram pré-natal de alto risco e ou preencham critérios de risco no momento da admissão)
  • Não apresentar doenças crônicas (pressão alta, diabetes cardiopatias, entre outras) e ou infecciosas (HIV, hepatite, entre outras).

 

É possível reservar a unidade de PPP?

As salas de PPP são disponibilizadas de acordo com a demanda para gestantes que se encontrarem dentro dos critérios de admissão.

 

É necessário pagamento a parte?

Alguns convênios já realizam o pagamento da sala de PPP. Confirme se seu tipo de convênio faz parte pelo número (31) 3228-8103.

Pacientes dos convênios que ainda não são cadastrados podem optar pela mudança de acomodação no ato da internação.

Para mais informações, entre em contato com a nossa Tesouraria através do telefone (31) 3228-8140 ou pelo e-mail tesouraria@hospitalviladaserra.com.br

 

Quantos acompanhantes tenho direito?

Nesse ambiente está autorizada a presença de dois acompanhantes a critério da gestante durante o trabalho de parto e parto.

 

Contratei uma Doula. Ela pode me acompanhar?

Sim, as Doulas são mulheres treinadas para orientar, dar apoio psicológico as gestantes em relação aos métodos não farmacológicos para o alívio da dor e o uso de equipamentos que estão na sala de parto. Elas poderão estar junto da paciente, porém, caso seja necessário transferir para o bloco obstétrico, a situação será avaliada pelo médico responsável e critérios do setor.

Apenas Doulas cadastradas podem acompanhar a gestante no trabalho de parto. O cadastro deve ser feito na Central de Relacionamento Médico (CRM) ou com a supervisão da maternidade no 4º andar. Os documentos devem ser apresentados com no mínimo 10 dias de antecedência do parto.

Documentos necessários: original e cópia de RG, CPF, certificado do curso de Doula, 01 foto 3×4.

Mais informações pelo telefone: (31) 3228-8360.

 

Contratei uma enfermeira obstetra. Ela pode me acompanhar?

Sim, entretanto ela deve fazer parte de uma equipe de assistência ao parto com um médico obstetra responsável.

Lembramos que a maternidade conta com uma enfermeira obstetra em todos os plantões.

 

Quero ter fotografia profissional. É possível?

Sim. Visando possibilitar maior comodidade aos papais e mamães, o Hospital Vila da Serra possui parceria com a Origem Fotografia, empresa especializada no registro fotográfico e audiovisual dos bebês nascidos em nossa maternidade.

Caso a família queira trazer seu próprio fotógrafo profissional, é necessário entrar em contato, com antecedência, através do email atendimento@hospitalviladaserra.com.br, para que seja realizado o processo de autorização.

É cobrada uma taxa no valor de R$150,00.

Sem a prévia liberação do hospital, o profissional não será autorizado e entrar no bloco obstétrico.
Clique aqui para mais informações sobre fotografia e filmagem

 

Anestesia é oferecida na unidade de  PPP?

Sim. É importante esclarecer que a analgesia é um direito da gestante, que pode optar por recebê-la ou não.

 

Posso receber visitas nas unidades de PPP?

Sim, as visitas serão liberadas de acordo com a rotina do hospital.
Clique aqui e confira os horários de visitação

 

Para onde vai meu bebê depois do nascimento?

Após o nascimento o bebê permanece com a mãe até a alta hospitalar. Nesse momento é promovido o contato ‘’pele a pele” e amamentação. Em nenhum momento o bebê sairá de perto da mãe, com exceção daqueles que necessitarem de um cuidado intensivo que será avaliado pelo neonatologista.

 

Existe plano de parto na instituição?

Sim. O Plano de parto possibilita que a paciente e a equipe médica envolvida no parto possam definir os procedimentos que serão realizados com a parturiente e com o bebê. No Hospital Vila da Serra existe um plano de parto institucional, e por isso toda assistência a mãe e ao recém-nascido (RN) segue o que rege o documento.

 

Quando devo procurar o hospital?

  • Se apresentar contrações frequentes

    A contração é o endurecimento da barriga, associado a dor em cólica. Quando a mulher entra em trabalho de parto, essas contrações são frequentes, ritmadas e não desaparecem com a mudança de posição.

  • Se apresentar perda de líquido

    Quando a bolsa se rompe, a mulher observa a saída de líquido pela vagina de forma permanente, não é possível controlar essa saída. O odor é semelhante a água sanitária.

  • Se apresentar sangramento vaginal

    A perda de sangue, vermelho vivo ou semelhante à menstruação, é um sinal de ALERTA e exige a ida para o hospital imediatamente.

  • Se apresentar redução da movimentação fetal

    O bebê, em alguns momentos durante o dia, pode se movimentar menos, porém NUNCA fica sem se mexer. Caso suspeite que ele está mais quieto, faça a contagem dos movimentos (mobilograma): depois de se alimentar, sente –se em um lugar tranquilo e, com a mão na barriga, conte os movimentos do bebê. Ele deve se mexer no mínimo seis vezes em uma hora. Caso perceba a diminuição da movimentação fetal, procure o hospital.

 

No momento da internação, você receberá dois termos de consentimento (cirúrgico e anestésico) contendo todos os procedimentos que podem ser necessários para o bom cuidado da sua saúde e a saúde do seu bebê.

Converse também com seu médico sobre a melhor decisão na hora do parto. Seja qual for a sua escolha, estamos ao seu lado nesse momento tão importante e especial para você.

 

O Hospital Vila da Serra incentiva e apoia o parto adequado como uma experiência positiva no nascimento.

Parto adequado é aquele que garante a saúde e segurança da mãe, do bebê e da família!

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.