Acesso Rápido

Reconciliação medicamentosa na promoção da segurança do paciente

“A Farmácia Clínica é a ciência cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionadas ao

reconciliação medicamentosacuidado dos pacientes, que o uso dos medicamentos seja seguro e apropriado. Desta forma, ela necessita de educação especializada e interpretação de dados, além de motivação pelo paciente e interações multiprofissionais”. (Comitê de Farmácia Clínica – ASHP)

No Hospital Vila da Serra, o serviço de Farmácia é estruturado em cinco farmacêuticas clínicas que promovem o uso seguro e racional de medicamentos através da comunicação com os pacientes e com a equipe multiprofissional, o que torna possível a reconciliação medicamentosa. O processo consiste em identificar e comparar todos os medicamentos utilizados em domicílio antes da internação hospitalar com aqueles prescritos no decorrer da internação. Durante esse processo, são identificados possíveis erros, inconsistências e interações medicamentosas, o que possibilita discussões para a melhoria da assistência ao paciente. Resumidamente, o objetivo é reunir informação sobre medicamentos, como dose, via de administração, posologia, toxicidade e outros, além de promover intervenções pertinentes.

A prática previne potenciais eventos adversos e, consequentemente, danos ao paciente e custos desnecessários. Outra vantagem observada é a possibilidade de educar o paciente sobre a farmacoterapia, uma vez que o mesmo participa ativamente na adesão dos medicamentos, o que impacta na sua recuperação e melhora na qualidade de vida.

Outras ações desenvolvidas pela equipe da Farmácia Clínica do Hospital Vila da Serra incluem a participação em times multidisciplinares e em análises de protocolos internos; a realização de treinamentos sobre os riscos e a utilização de medicamentos potencialmente perigosos; e a busca ativa de prováveis reações adversas a medicamentos.

Para conhecer mais sobre o Serviço de Farmácia Clínica do Hospital Vila da Serra, entre em contato conosco através do telefone (031) 3228-8289 (setor Escritório da Qualidade) e agende uma visita técnica.

Leia também:
  • Vila da Serra realiza cirurgias com transplante ósseo

    HVS torna-se o primeiro hospital privado do estado a ser credenciado para a realização desse tipo de procedimento Nos últimos meses, o HVS realizou três cirurgias reparadoras em pacientes portadores de extensas lesões ósseas da pelve e do osso fêmur...

  • Vila da Serra: vanguarda em tratamentos com células-tronco

    O Hospital Vila da Serra, acaba de sair na frente e prepara-se para abrigar o primeiro ?Centro de Terapias com Células-Tronco Adultas das Américas?. A afirmação foi feita pelo presidente do hospital, Dr. Wagner Issa, que comemora o pioneirismo da...

  • O desafio da UTI Neonatal

    A sobrevida de bebês prematuros de extremo baixo peso (abaixo de 1.000g) vem aumentando significativamente nas últimas décadas. Embora ainda seja um grande desafio para as UTIs Neonatais, o Vila da Serra já trabalha com índices compatíveis com outr...

  • Mônica Pereira Alves

    Adorei a matéria, gosto muito desta área de neonatologia e sempre busco assuntos relacionados. abraços…

    • admin

      Que ótimo, Mônica! Muito bom ter esse retorno dos nossos leitores, saber quais os assuntos de maior interesse. Agradecemos o contato. Abçs, Equipe Hospital Vila da Serra.

  • RODRIGO

    Gostei muito da materia, eu sou um pai com um filho na UTI e estou passando um momento muito dificil. A mae teve pre eclampsia e a cessaria ocorreu com 30 semanas. Nasceu com 1140kg, PCA e DBP, alem das complicacoes teve uma infeccao sanguinea apos 1 semana, foi muito triste, pois ele estava respirando sem nenhum auxilio e precisou ser entubado. Curada a infeccao foi fazer a cirurgia do PCA, mas teve uma inflamacao no pezinho (ponto venoso) e a cirurgia foi cancelada. Com 36 semanas operou o PCA e estubou no 3 dia, pesando 1575kg, mas desde entao, passados mais 3 dias estubado e sem auxilio respiratorio passou a pesar 1450kg. Estou feliz, mas triste ao mesmo tempo…

    • admin

      Olá Rodrigo,
      intercorrências são mais comuns em bebês prematuros, porém a cada dia que passa a chances de sobrevivência são enormes, exemplo disso é o caso do bebê Carol http://youtu.be/OVyJu4jdyp0
      Salientamos que a família deve ter confiança na equipe médica e seguir as orientações dadas por ela a fim de tornar o tempo de internação menor.

  • Juliana

    Dra Tilza foi responsável pela primeira mamada do meu bebê depois de internado na UTI. Nunca me esquecerei dela, foi um dia muito feliz entre tantos de sofrimento. Não sei se é mãe mas, sua intuição de mãe e cuidados de médica foram marcantes em minha vida e do meu filho. Obrigada e que Deus continue iluminando-a como médica e ser humano.

  • Poliana mae da Julia

    Dra. Tilza é um anjo capacitado por Deus que está na terra na missao de dar continuidade numa gestacao interrompida. Agradeco a Deus, a Dra. Tilza, a estrutura do HVS e toda equipe da uti neonatal pela sobrevivencia da mha pequena Julia que nasceu com 690g e depois de quase tres meses internada teve alta e hje pesando mais de 5kg. Mto saudavel e perfeita. Impossivel esquecer a atencao e cuidado da Dra Tilza c nossos pequenos. O momento canguru, a hora de mamar e ate mesmo na hora de dar as noticias sempre calma e mto positiva. Parabens pela materia e pela grande profissional que é. Que Deus continue te iluminando cada vez mais para garantir a sobrevivencia desses bebes e a gratificacao e felicidade eterna dos pais.

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360