Acesso Rápido

Reconciliação medicamentosa na promoção da segurança do paciente

“A Farmácia Clínica é a ciência cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionadas ao

reconciliação medicamentosacuidado dos pacientes, que o uso dos medicamentos seja seguro e apropriado. Desta forma, ela necessita de educação especializada e interpretação de dados, além de motivação pelo paciente e interações multiprofissionais”. (Comitê de Farmácia Clínica – ASHP)

No Hospital Vila da Serra, o serviço de Farmácia é estruturado em cinco farmacêuticas clínicas que promovem o uso seguro e racional de medicamentos através da comunicação com os pacientes e com a equipe multiprofissional, o que torna possível a reconciliação medicamentosa. O processo consiste em identificar e comparar todos os medicamentos utilizados em domicílio antes da internação hospitalar com aqueles prescritos no decorrer da internação. Durante esse processo, são identificados possíveis erros, inconsistências e interações medicamentosas, o que possibilita discussões para a melhoria da assistência ao paciente. Resumidamente, o objetivo é reunir informação sobre medicamentos, como dose, via de administração, posologia, toxicidade e outros, além de promover intervenções pertinentes.

A prática previne potenciais eventos adversos e, consequentemente, danos ao paciente e custos desnecessários. Outra vantagem observada é a possibilidade de educar o paciente sobre a farmacoterapia, uma vez que o mesmo participa ativamente na adesão dos medicamentos, o que impacta na sua recuperação e melhora na qualidade de vida.

Outras ações desenvolvidas pela equipe da Farmácia Clínica do Hospital Vila da Serra incluem a participação em times multidisciplinares e em análises de protocolos internos; a realização de treinamentos sobre os riscos e a utilização de medicamentos potencialmente perigosos; e a busca ativa de prováveis reações adversas a medicamentos.

Para conhecer mais sobre o Serviço de Farmácia Clínica do Hospital Vila da Serra, entre em contato conosco através do telefone (031) 3228-8289 (setor Escritório da Qualidade) e agende uma visita técnica.

Leia também:
  • Como prevenir o Câncer de Mama?

    #OutubroRosa 💝 Ame-se e cuide-se! No mês de outubro, é realizada no mundo inteiro a campanha Outubro Rosa para estimular e lembrar as mulheres de cuidar da sua saúde, evitando assim o Câncer de Mama. Esse, que é o segundo câncer mais comum, ...

  • Vitamina D da vez

    A vitamina D está na moda. Nenhuma consulta médica programada ou de puricultura em crianças e adultos sai sem um pedido de dosagem dessa vitamina. Vejamos algumas reflexões sobre o tema. A vitamina D, juntamente com outros hormônios da paratireoide ...

  • Rompimento do aneurisma da aorta abdominal tem elevada taxa de mortalidade

    Para o leitor leigo que ouve falar de Aneurisma da Aorta Abdominal, mas não faz ideia do que se trata, é preciso antes relembrar alguns conceitos. A Aorta é a maior e a principal artéria do corpo humano e a que leva sangue do coração para todos os ór...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360