Reconciliação medicamentosa na promoção da segurança do paciente

Data da publicação: 16/04/2014 Autor: hollo

“A Farmácia Clínica é a ciência cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionadas ao

reconciliação medicamentosacuidado dos pacientes, que o uso dos medicamentos seja seguro e apropriado. Desta forma, ela necessita de educação especializada e interpretação de dados, além de motivação pelo paciente e interações multiprofissionais”. (Comitê de Farmácia Clínica – ASHP)

No Hospital Vila da Serra, o serviço de Farmácia é estruturado em cinco farmacêuticas clínicas que promovem o uso seguro e racional de medicamentos através da comunicação com os pacientes e com a equipe multiprofissional, o que torna possível a reconciliação medicamentosa. O processo consiste em identificar e comparar todos os medicamentos utilizados em domicílio antes da internação hospitalar com aqueles prescritos no decorrer da internação. Durante esse processo, são identificados possíveis erros, inconsistências e interações medicamentosas, o que possibilita discussões para a melhoria da assistência ao paciente. Resumidamente, o objetivo é reunir informação sobre medicamentos, como dose, via de administração, posologia, toxicidade e outros, além de promover intervenções pertinentes.

A prática previne potenciais eventos adversos e, consequentemente, danos ao paciente e custos desnecessários. Outra vantagem observada é a possibilidade de educar o paciente sobre a farmacoterapia, uma vez que o mesmo participa ativamente na adesão dos medicamentos, o que impacta na sua recuperação e melhora na qualidade de vida.

Outras ações desenvolvidas pela equipe da Farmácia Clínica do Hospital Vila da Serra incluem a participação em times multidisciplinares e em análises de protocolos internos; a realização de treinamentos sobre os riscos e a utilização de medicamentos potencialmente perigosos; e a busca ativa de prováveis reações adversas a medicamentos.

Para conhecer mais sobre o Serviço de Farmácia Clínica do Hospital Vila da Serra, entre em contato conosco através do telefone (031) 3228-8289 (setor Escritório da Qualidade) e agende uma visita técnica.

Receba Conteúdo exclusivo do Hospital Vila da Serra em seu e-mail.