Acesso Rápido

Semana Mundial da Amamentação 2012

A “Semana Mundial da Amamentação – SMAM” é uma iniciativa da WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) criada em 1992 e no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999, sendo comemorada mundialmente na primeira semana de agosto.

O tema definido pela WABA para a 20ª. Semana Mundial da Amamentação é “Entendendo o passado – Planejando o futuro” que foi adaptado pelo Ministério da Saúde para “Amamentar hoje é pensar no futuro”. O objetivo da Semana Mundial deste ano é repensar nossas políticas públicas e o cuidado com a saúde de nossas crianças.

O leite materno é o único alimento específico para o ser humano, sendo portanto a base a alimentação da criança e a única necessária até os 6 meses de vida, devendo ser continuado até os 2 anos de idade ou mais junto a outros alimentos saudáveis.

Hoje, vários especialistas demonstram preocupação com a saúde de nossas crianças que já apresentam doenças como obesidade, hipertensão e diabetes, causadas por uma alimentação inadequada contendo alimentos pouco saudáveis desenvolvidos pela vida moderna.

Por isto o tema da Semana Mundial da Amamentação é muito oportuno para repensarmos as nossas ações de hoje que estão trazendo e trarão muito mais malefícios ou benefícios às novas gerações, dependendo da nossa conduta.

Os profissionais de saúde podem e devem investir em novas tecnologias, mas não esquecendo das ações simples, baratas e acessíveis como o aleitamento materno, que tantas vidas salva e é tão pouco valorizado e divulgado.

Várias doenças podem ser prevenidas através da amamentação como: infecções gastrointestinais, respiratórias, raquitismo, anemia, alergias, diabetes, obesidade, infecções de ouvido, alguns tipos de câncer como os linfomas, atraso no desenvolvimento, diminuição na capacidade de aprendizagem entre outros males.

Percebemos como é importante dirigir os olhares de nossos gestores de saúde, profissionais e toda a população para o incentivo ao aleitamento materno.

Promover, proteger e incentivar o aleitamento materno é dever de todos, e ser alimentado através do leite de sua mãe é um direito de toda a criança. Além das necessidades nutritivas podemos dizer que, com a sucção ao peito, há um contato físico muito íntimo entre mãe e filho, permitindo que se criem laços afetivos tão fortes e profundos que se manifestam durante toda a vida da criança. A confiança e a segurança que se desenvolvem nesta relação afetiva contribuirão de forma considerável para garantir seu papel de cidadão na sociedade.

Cleonice Liboreiro Motta Ferrari
Presidente da Sociedade Mineira de Aleitamento Materno – SOMAM
Coordenadora do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno – CIAMA
Avaliadora da “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”
Tutora da “Rede Amamenta Brasil”
Tutora da ENPACS – Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável

Leia também:
  • Obesidade mórbida X Qualidade de vida

    Dr. Luiz Gonzaga Torres Júnior, cirurgião do aparelho digestório membro da equipe de cirurgia geral do HVS A obesidade é um grande problema de saúde pública. Sua frequência apresenta níveis crescentes e alarmantes no mundo todo, inclusive no Brasi...

  • Com o envelhecimento da população no Brasil cresce cada vez mais o uso da prótese de quadril

    Pessoas com idade acima de 60 anos que sofrem de osteoartrose são as principais candidatas ao uso da prótese de quadril, uma demanda crescente nos serviços de saúde do país em função do envelhecimento da população. A técnica consiste na substituição ...

  • 21 de Março – Dia Mundial da Infância

    Instituído pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Dia Mundial da Infância é comemorado neste 21 de março. A data contribui para uma reflexão sobre as condições pelas quais crianças do mundo todo estão vivendo. Além de chamar atenção...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360