Substituindo a carne sem perder proteínas - Hospital Vila da Serra

Substituindo a carne sem perder proteínas

Data da publicação: 19/04/2017

Você sabia que a carne vermelha pode ser substituída por outros alimentos que trazem a mesma quantidade de nutrientes necessárias para o seu corpo?

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard (EUA), feito com mais de 120 mil pessoas ao longo de 20 anos, mostram que as pessoas que comem menos carne vermelha podem viver mais tempo e ter menos riscos de doenças cardíacas.

Para substituir a carne sem prejudicar sua saúde é necessário se adaptar ao um novo estilo de vida, e fazer escolhas inteligentes sobre quais alimentos devem ser consumidos em maiores quantidades.

Confira uma lista de opções para uma alimentação mais saudável:

Ovos

Para diminuir as doenças cardiovasculares e câncer que está relacionado ao consumo excessivo de carne, uma ótima substituição é o ovo.

Um ovo pode ter até 9 gramas de proteínas, pouca caloria, além de vários nutrientes e uma certa quantidade de vitamina B12.

Cogumelos

A mais de um ponto positivo nos cogumelos. Além das proteínas (100g de cogumelos tem a mesma quantidade de proteína que um pedaço de carne vermelha de 100g), também contém nutrientes que estimulam o desenvolvimento do sistema imunológico. Pode ser consumido até 3 vezes  por semana.

Grãos

O consumo de grãos de vários tipos ajudam a sustentar uma alimentação rica em proteínas. O arroz e o feijão são uma ótima combinação protéica, acompanhado de lentilhas, ervilhas, milho entre outros, deixa o prato ainda mais rico em proteína e gostoso, além disso são ricos em fibras ajudando a ter uma digestão melhor.

Folhas

Se você tiver variedade sempre vai ter uma refeição diferente e agradável.

A folhas podem ser consumidas tanto cozidas, refogadas ou cruas. Apesar de não serem uma substituição para a carne, elas têm nutrientes que fazem a proteína de outros alimentos ser melhor absorvida. São ricas em carboidratos, água e fibra, ajudando a ter mais energia para o dia a dia.

Além dessas você ainda encontra outras opções como a quinoa, soja e edamame, brotos, laticínios e sementes.