Acesso Rápido

Uma reflexão sobre o desenvolvimento da medicina

Hipócrates e Galeno foram os pioneiros na medicina, pois preocuparam-se com o estudo dos sinais e dos sintomas das doenças de forma sistematizada. Anteriormente, os egípcios, devido ao desenvolvimento de um sofisticado processo de mumificação, adquiriram grande conhecimento sobre as vísceras humanas e já realizavam operações bastante complexas.

Após a Segunda Guerra seguiu-se um período de intensas pesquisas em todos os campos da ciência e muitas melhorias tecnológicas foram incorporados à medicina. Nas últimas três décadas, a humanidade beneficiou-se de um avanço importante nos métodos de diagnóstico que, pelo seu refinamento, trouxe a possibilidade de precocemente detectar e tratar lesões incipientes.

Mesmo com todas essas melhorias, ainda nos deparamos nos dias de hoje com diversos desafios, para os quais o estado atual da medicina não provê resposta satisfatória. As doenças degenerativas, certo tipo de neoplasias e a nossa perda de capacidade regenerativa com o processo de envelhecimento são apenas exemplos. top list . No momento presente há um grande esforço no que chamamos de “medicina regenerativa”, que é o princípio de se usar a capacidade curativa e regenerativa de nossas próprias células.

Estamos certos de que a “medicina regenerativa” abre novas perspectivas e que os hospitais do futuro terão, junto a seus blocos cirúrgicos, um laboratório de biologia celular que as células do próprio paciente serão usadas para a aceleração de seus processos de cura.

Leia também:
  • Reprodução assistida para mulheres com menopausa precoce

    Reprodução assistida é um bom caminho para mulheres com menopausa precoce e que desejam ser mães A menopausa acontece geralmente entre 45 e 55 anos. Entretanto, é comum mulheres chegarem a esse período antes dessa idade e isso é intitulado de menopa...

  • A importância do teste ergométrico

    Qualquer pessoa hoje, que queira iniciar a prática de exercícios físicos regulares em academia ou por conta própria, independentemente da idade, sabe que não pode começar de forma aleatória, sem critérios e avaliação médica. É consenso que todos, ini...

  • Disfunção erétil: um sinal de alerta?

    Dr. Rafael Silveira de Castilho Jacob, membro da equipe de urologia do HVS (Urovila) A prevalência da disfunção erétil (DE), assim como sua gravidade, aumenta com a idade, atingindo cerca de 40 a 50 % dos homens em torno de 70 anos (sendo que 10% po...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360