Acesso Rápido

Videocirurgia pediátrica

A videocirurgia em adultos  desenvolveu-se a partir da década de 80, com a realização da primeira colecistectomia por vídeo em 1987. Nas crianças, a técnica foi implementada quando a evolução da tecnologia permitiu a criação de instrumentos bem menores do que os de adulto, com calibres variando atualmente entre 2mm a 5mm de diâmetro.

Através desse novo processo cirúrgico, também chamado de cirurgia minimamente invasiva, são feitas ínfimas incisões na parede abdominal, do tórax, da bexiga ou de outras regiões do corpo. Por meio desses pequenos cortes são introduzidos instrumentos especiais dentro da cavidade corporal. As imagens do local que irá ser operado chegam ampliadas em um monitor de vídeo ou de TV através da transmissão por fibra óptica e microcâmera, permitindo que o cirurgião e sua equipe executem a cirurgia com boa visibilidade. Não se trata de cirurgia a laser, pois o que se utiliza nesse caso são as  fibras  ópticas.

As indicações cirúrgicas mais habituais para essa técnica são a retirada do apêndice em casos de apendicite aguda, a retirada da vesícula biliar devido a cálculos e inflamações e a correção do refluxo gastroesofágico. Outras indicações já estão bem consolidadas, como as cirurgias urológicas, incluindo a dos testículos não descidos, as cirurgias torácicas incluindo as biópsias pulmonares, o tratamento cirúrgico do empiema pleural pós-pneumonias graves e uma imensa gama de patologias abdominais.

Em recente congresso de cirurgia pediátrica e videocirurgia realizado na cidade de Belém/PA, em novembro, constatamos a expansão do uso desse procedimento na criança. Em grandes centros de cirurgias pediátricas na América do Sul e no mundo já estão sendo realizadas correções cirúrgicas por videocirurgia nas patologias congênitas do recém-nascido, incluindo aqueles com peso menor que 2500g.

Dentre as inúmeras vantagens dessa técnica para as crianças estão a obtenção de pequenas cicatrizes, menos dor pós-operatória e, consequentemente, menor uso de analgésicos, menor hospitalização e retorno rápido às atividades físicas, o que representa um ganho para os pequenos pacientes.

No Vila da Serra, a área de videocirurgia pediátrica vem se desenvolvendo cada vez mais através do treinamento especial da equipe de cirurgia pediátrica – que vem se capacitando melhor no aprimoramento da técnica – e do apoio da diretoria do hospital. O corpo diretivo vem destinando recursos para a aquisição da tecnologia necessária e tem colaborando muito nessa jornada.

Dra. Maria Luiza Carvalho da Silveira

Membro da equipe de cirurgia pediátrica do HVS

Leia também:
  • Bebês podem ser anti sociais?

      Muitos pais observam que seus filhos, ainda com poucos meses de vida, parecem não gostar da companhia de outras crianças. Mesmo quando o bebê sorri e brinca em casa, ele parece mudar quando é levado ao parque ou a casa de outras pessoas...

  • Obesidade e suas consequências

    Osteoartrite X  Obesidade A osteoartrite (ou desgaste articular) ocorre por insuficiência da cartilagem e desequilíbrio entre a formação e a destruição, sendo associada a uma variedade de condições: sobrecarga mecânica, alterações bioquímicas e fato...

  • Vila da Serra tem residência médica credenciada pelo MEC

    Dr. José Maria Penido, coordenador do Centro de Estudos do HVS Tudo começou há três anos, quando a diretoria do HVS, junto com o Centro de Estudos, definiu que era o momento de abrir novas fronteiras. Iniciou-se então, a tarefa de difundir o conheci...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360