Acesso Rápido

A videolaparoscopia como tratamento das hérnias inguinais

hérnias inguinais tratamento

As hérnias inguinais, localizadas na região da virilha, são pontos de fraqueza na parede abdominal que levam à protusão de estruturas locais. Elas podem ser de origem congênita, notadas logo após o nascimento, ou adquiridas ao longo da vida, o que é mais comum e ocorre principalmente entre homens.

O paciente com hérnia inguinal queixa-se de abaulamento na região inguinal, com dor local usualmente discreta e geralmente intensificada durante esforços físicos, como tossir, evacuar, praticar esportes, levantar objetos pesados, entre outros. Ao exame físico, percebe-se o abaulamento, que fica mais evidente quando o paciente aumenta a pressão abdominal por solicitação do médico.

O único tratamento é cirúrgico, uma vez que o conteúdo herniário tende a crescer progressivamente, possibilitando o encarceramento e o estrangulamento das víceras abdominais, o que geralmente requisita cirurgia em caráter de urgência.

Desde meados dos anos 90, as técnicas cirúrgicas mais comumente empregadas no tratamento das hérnias inguinais empregam uma tela sintética (polipropileno) para sua correção. Esta aplicação permite maior segurança na correção e reduz consideravelmente as chances de recidiva da hérnia.

Recentemente, a laparoscopia também tem sido utilizada, uma vez que o procedimento cirúrgico é minimamente invasivo e permite uma recuperação mais rápida quando comparado às técnicas cirúrgicas convencionais, ou seja, aquelas realizadas através de um corte na região inguinal. Graças a esse exame, a dor pós-operatória é menor, permitindo uma alta hospitalar precoce e o retorno às atividades físicas habituais em menor intervalo de tempo.

Inguinal Hernia

Além disso, a incidência de infecção em ferida operatória é reduzida, uma vez que o exame traz a mesma segurança que o tratamento cirúrgico convencional no que diz respeito à taxa de recidiva da hérnia inguinal, que usualmente é baixa.

O tratamento cirúrgico das hérnias inguinais por acesso laparoscópico deve ser realizado por equipe multidisciplinar experiente e familiarizada com o tratamento cirúrgico de afecções abdominais por acesso minimamente invasivo.

Para obter mais informações sobre o assunto, entre em contato com o seu médico ou agende uma consulta na central de atendimento do Hospital Vila da Serra.

Dr. Luiz Gonzaga Torres Júnior, membro da equipe de cirurgia geral do Hospital Vila da Serra

Leia também:
  • A importância da prevenção no combate ao câncer de mama

    Sabe-se hoje que o câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros. Muitas das vezes, a doença é not...

  • O uso de robôs na era da cirurgia minimamente invasiva

    O robô foi utilizado pela primeira vez em um procedimento cirúrgico em 1895, quando o PUMA 560 auxiliou uma biópsia no cérebro, guiando a agulha. Três anos depois, o PROBOT, desenvolvido no Imperial College London, foi usado numa operação de próstata...

  • Obesidade Feminina e Reprodução Humana

    A elevada prevalência da obesidade em países desenvolvidos parece ser uma combinação de sedentarismo, maus hábitos alimentares e alta ingestão calórica. A obesidade aumenta a morbidade e a mortalidade, sendo resultado da associação de uma série de pr...

Compromisso e Qualidade

Certificação internacional

Vídeo Institucional

Veja nosso vídeo institucional

HVS no Facebook

Curta nossa página no facebook

Qualidade, confiabilidade e excelência tornam o Hospital Vila da Serra Acreditado Nível 3 ONA e Certificado Internacionalmente pelo Qmentum Internacional.

Selo Acreditado

Saiba mais sobre as certificações do
Hospital Vila da Serra.

Tratamento humanizado, aliado à dedicação e atenção aos seus pacientes fazem do Hospital Vila da Serra um centro de referência no atendimento à mulher, à criança e à toda a família.


Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Bairro Vila da Serra
CEP 34006-056 - Nova Lima - MG - Tel.: (31) 3228-8100
2017 © Hospital Vila da Serra. Todos os direitos reservados.
Antônio Eugênio Motta Ferrari
Diretor Técnico
CRM MG12794
Desenvolvido por SPARTA INTERATIVA - Agência de Marketing 360