Conheça mais sobre a hipertensão e saiba como evitá-la - Hospital Vila da Serra

Conheça mais sobre a hipertensão e saiba como evitá-la

Data da publicação: 25/04/2016

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é uma doença que pode atingir a qualquer pessoa, independente de idade, peso, altura, gênero, raça, classe social, etc. Mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, existem fatores que podem ocasionar condições propícias para que a doença se manifeste. São eles:

– Ter casos de hipertensão no histórico familiar

– Estar com o peso corporal acima do indicado

– Manter uma alimentação desregrada

– Ter mais de 40 anos de idade

– Ingerir grande quantidade de sal

– Consumir bebidas alcoólicas em demasia

– Ser diabético

O que é pressão arterial?

No organismo humano, o sangue é bombeado pelo coração através dos batimentos cardíacos para as diversas regiões do corpo, gerando naturalmente uma pressão nas artérias, chamada pressão arterial sistólica. Existe também a pressão diastólica, que ocorre em condições de repouso do coração, isto é, entre uma batida e outra.

Quem tem pressão alta?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pressão arterial de uma pessoa saudável, ao ser medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro, deve registrar o máximo de 120 e o mínimo de 80 milímetros de mercúrio, por isto chamamos de 12 por 8. Acima destes valores, já podemos considerar como hipertensão.

Como ocorre e quais as principais consequências da hipertensão?

Os vasos sanguíneos são sensíveis, portanto, ao receberem o sangue com muita pressão acabam sofrendo pequenos ferimentos. Isto faz com que, com o passar do tempo, seu diâmetro interno diminua, impedindo a boa circulação do sangue. Em casos mais graves, eles podem entupir ou, até mesmo, se romper. Se isto ocorre no coração, existem chances de ocasionar um infarto, já no cérebro, chamamos este fato de acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Quando são os vasos dos rins que se rompem, a filtragem do sangue é comprometida, gerando, em alguns casos, a paralisação deste órgão. As consequências são graves, porém, com alguns cuidados, elas podem ser evitadas.

Como evitar este mal?

– Adote hábitos alimentares saudáveis, evitando o consumo elevado de sal, frituras e doces. O recomendável é o consumo constante de alimentos leves como verduras, legumes, frutas, etc.

– Pratique esportes regularmente.

– Controle o seu peso corporal num nível adequado, evitando a obesidade.

– Consumir álcool é sempre prejudicial à saúde. Mas, se mesmo assim quiser ingerir, que seja em pequenas quantidades.

– Tabagismo causa vários danos ao organismo. Evite fumar.

– Faça a medição da pressão ao menos uma vez por ano.

– Siga sempre as orientações do seu médico.

– Reserve tempo para momentos de lazer, com familiares e amigos.