28/5 – Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
Ao celebrar o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (28 de maio), já temos motivos para comemorar: de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil conseguiu diminuir, entre 1990 a 2013, sua taxa de mortalidade materna em 43%. “Temos salvado a vida de muitas mães pelas Américas, e estamos bastante satisfeitos com isso. (…) Mas o número de mortes no ano passado continua inaceitável, e significa que teremos um grande desafio em reduzir essas cifras ainda mais.” disse Suzanne Serruya, diretora do Centro Regional de Saúde Obstetrícia da OMS.
Ainda, de acordo com relatório da OMS, que pode ser encontrado no site oficial da Organização, as principais causas da mortalidade materna, entre as mais de 60 mil disfunções ocorridas em 115 países, são:
27%: Hemorragia grave (especialmente durante e após o parto)
14%: Hipertensão na gestação
11%: Infecções
9%: Parto obstruído e outras causas diretas
8%: Complicações de abortos
3%: Coágulos sanguíneos (embolias)
A diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, diz que a redução dessa taxa no País indica uma melhoria do sistema de saúde, da qualidade da informação, das equipes fortalecidas dentro dos hospitais e de um pré-natal melhor, bem como do planejamento familiar.
Conforme orientação da professora Ana Cristina Tanaka (USP), para reduzir o número de mortes maternas no país, é imprescindível dar atenção especial ao pré-natal. Escolher bons profissionais e uma instituição de confiança para acompanhar a gestação, e realizar um bom parto são fundamentais para que o processo ocorra com segurança, garantindo o bem estar da mulher. Este é o foco do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna, que foi lançado em 2004 pelo Governo Federal.
O Hospital Vila da Serra, com o intuito de contribuir com esse cenário de melhorias, vem, desde sua inauguração, acompanhando os avanços da medicina, o que o tornou referência em diversos serviços, principalmente no atendimento à gravidez de alto risco e em neonatologia. Além de toda infraestrutura necessária para o atendimento à mãe e ao bebê, o que inclui o serviço de urgência e emergência para o binômio “mãe e filho”, o HVS conquistou certificações internacionais de qualidade, garantindo seu know how em diversas áreas, principalmente na obstetrícia.