Cirurgia Robótica do Hospital Vila da Serra comemora três anos de atividades e 500 procedimentos realizados
Destaque da técnica é a cirurgia de câncer de próstata
O programa de Cirurgia Robótica do Hospital Vila da Serra, projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) completou três anos de atividades, com 500 procedimentos realizados nas áreas de urologia, cirurgia geral, ginecologia, torácica e coloproctologia.
Segundo o diretor técnico do projeto e urologista, Dr. José Eduardo Távora, a procura dos pacientes pela cirurgia robótica tem aumentado muito, o que tem incentivado que os cirurgiões se qualifiquem para utilizarem o Sistema Robótico.
“Por ser menos invasiva e mais precisa (o Sistema Robótico oferece uma imagem 3D e 10 vezes de aumento), a cicatrização acontece mais rapidamente e o paciente consegue retomar sua rotina em um prazo menor”, enfatiza.
Entre os destaques da técnica está a cirurgia de câncer de próstata, que garante uma recuperação mais rápida do paciente. “A Urologia é a especialidade que tem realizado mais cirurgias, com excelentes resultados. O tempo de internação é menor e a recuperação do paciente é rápida”, destaca Távora.
Novidade no mercado, a cirurgia robótica ainda não é um procedimento com a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) e operadoras de saúde.
Robô
Produzido pela empresa norte-americana Intuitive, o robô para uso médico, Da Vinci, é o primeiro a ser instalado em Minas Gerais. O equipamento demandou investimento de 3 milhões de dólares (cerca de 10 milhões de reais) e ocupa uma sala especial do bloco cirúrgico do HVS.