O mal do inverno: Doenças típicas da estação atacam a garganta, o aparelho respiratório, os ouvidos e os pulmões - Hospital Vila da Serra

O mal do inverno: Doenças típicas da estação atacam a garganta, o aparelho respiratório, os ouvidos e os pulmões

Data da publicação: 14/08/2015

as vilãs do invernoA chegada do inverno traz consigo excelentes momentos para reunir os amigos em volta da fogueira a ou da lareira e beber um bom vinho. Porém, a queda brusca da temperatura vem acompanhada do clima seco e essa combinação é um dos fatores-chave para o surgimento de diversas doenças.

O clima frio também facilita a transmissão de bactérias e vírus, como o da gripe, devido ao agrupamento de pessoas em recintos fechados (escolas, lares, meios coletivos de transporte, boates). Graças à temperatura baixa e à ausência de radiação ultravioleta, o vírus sobrevive o tempo suficiente para poder ser transmitido de um pessoa infectada para uma pessoa saudável.

 A queda da umidade ainda predispõe a tosse, dificuldade de respirar, congestão nasal e coriza. Esses mal-estares, que acometem principalmente as vias respiratórias, são comuns e não possuem maior gravidade, mas devem ser tratados adequadamente para que não tragam outras consequências.

Conheça algumas doenças típicas do inverno e fique atento para tratá-las da maneira correta:

Gripe

Ela é a mais comum das doenças do inverno e é altamente contagiosa. Causada por um vírus que ataca as vias respiratórias, ela causa febre, dores musculares e dor de cabeça. Não existem remédios para sua cura, apenas algumas opções para aliviar os sintomas. A vacina anual ajuda na prevenção da doença.

 Rinite

Inflamação não contagiosa das cavidades nasais que acomete cerca de 30% da população. Pode ser causada por vírus da gripe ou, no caso da renite alérgica, pela inalação de substância irritantes, como poeira, mofo, cheiro forte, entre outras. Causa coceira nos olhos, garganta e nariz e pode vir acompanhada de febre.

 Sinusite

Também é uma inflamação não contagiosa que acomete a parte interna dos seios da face. Causa congestionamento no nariz, dor de cabeça, febre e tontura. Pode ser provocada por uma reação alérgica, virose ou infecção bacteriana. Se não tratada adequadamente, a doença pode causar infecções respiratórias mais graves.

 Faringite

Consiste na inflamação da faringe por vírus ou bactéria, gerando dor na garganta, febre, placas de pus nas amígdalas e gânglios e dor de ouvido. Deve ser avaliada pelo profissional médico para se evitar o agravamento do caso.

 Bronquite

Causada por uma infecção nos brônquios, impede que o ar chegue aos pulmões. Consequentemente pode haver falta de ar, chiados, tosse, mal-estar e febre. Deve ser tratada adequadamente para se evitar a evolução para pneumonia.

 Asma

É a inflamação crônica das vias aéreas e pode ser causada por vários fatores, como a exposição à poeira, mofo e pelos de animais. Ocorre em 10% da população brasileira e é muito frequente em crianças, por isso deve ser avaliada pelo médico.

Para a prevenção dessas doenças é aconselhável evitar aglomerações e locais fechado, pois o ambiente sem ventilação favorece a proliferação de vírus e bactérias.

Além disso, é importante ingerir bastante água e aumentar a defesa do corpo mantendo uma boa alimentação.  Procure lavar as mãos constantemente durante o dia e deixe o ambiente arejado, evitando o acúmulo de poeira em casa. Adote essas dicas e aproveite de forma saudável o inverno. | Fonte: ABC da Saúde.