Ortopedista do Hospital Vila da Serra orienta como prevenir quedas de idosos
Segundo o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofre uma queda e um em cada 20 desse grupo sofre uma fratura ou necessita de internação. Entre os fatores de risco desse evento comum em idosos estão as doenças osteomusculares – osteoporose, osteopenia e osteossarcopenia – que consistem na perda gradativa de massa óssea.
“Além de história familiar, outros aspectos contribuem para a perda de massa óssea, como deficiência de vitamina D – hormônio que regula a absorção de cálcio pelo intestino e sua excreção nos rins – sedentarismo, tabagismo e consumo de bebida alcoólica. A osteopenia e osteoporose têm como agravante serem silenciosas, sendo percebidas pelo paciente depois de sofrer uma fratura por trauma mínimo, por isso é tão necessário manter consultas e exames médicos em dia”, alerta Dra. Alessandra Resende, ortopedista do Hospital Vila da Serra.
A médica acrescenta que junto ao acompanhamento médico, a pessoa idosa pode adotar algumas medidas no dia a dia para reduzir as chances de fraturas:
- “Pratique exercícios físicos regularmente para fortalecer ossos e músculos e, assim, diminuir o risco de quedas e a osteoporose”, orienta a ortopedista.
- “Exponha- se ao sol de forma moderada frequentemente para otimizar a produção de vitamina D, fundamental para a manutenção da saúde óssea”, ilustra.
- “Tenha um lar seguro quanto a quedas, coloque corrimões nas escadas, não deixe tapetes soltos, guarde os fios dos aparelhos domésticos, tenha antiderrapantes e barras para apoio no banheiro”, recomenda Dra. Alessandra Resende.
- “Ao sair de casa, preste atenção aos desnivelamentos dos pavimentos, use calçados antiderrapantes. Ande com acompanhante se houver dificuldade na marcha”, diz.
- “Tenha uma dieta rica em cálcio e mineral, fundamentais para a manutenção dos ossos, presentes em derivados do leite e nas verduras verdes escuras”, explica.
- “Cuidado com os animais de estimação, pois podem causar acidentes, como tropeços nos pets de pequeno porte, ou puxões, no caso de animais de grande porte”, indica a médica.
- “Não tenha vergonha, use bengala sempre que indicado”, sugere.
- “Caso haja história de fraturas do quadril em pai ou mãe, procure um médico para avaliação da sua qualidade óssea. A osteoporose e as fraturas decorrentes podem ser prevenidas”, frisa.