Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é a compressão de um nervo, denominado mediano, a nível do punho. Se mantida a longo prazo, essa compressão pode danificar o nervo e causar sequelas ao paciente.
O túnel do carpo é um canal por onde passam dez estruturas: nove tendões e um nervo. A parte de baixo e as laterais desse canal são formadas por ossos e a parte de cima por uma forte estrutura chamada de ligamento carpal transverso profundo do carpo. Os tendões são estruturas mais firmes que o nervo, que é quem mais sofre em caso de compressão.
Os sintomas podem ser sensitivos ou motores e ocorrem devido à perda de função do nervo mediano. Os sensitivos podem ser dormência nas mãos, principalmente à noite, sensação de formigamento e diminuição de sensibilidade nos dedos polegar, indicador, médio, parte radial do
dedo anular. Os motores, por sua vez, são desencadeados por perda de função de músculos que ajudam, principalmente, na preensão de objetos. Dessa forma, os pacientes podem sentir fraqueza nas mãos, evidenciada no dia-a-dia ao se segurar um copo, torcer roupas ou fazer
qualquer atividade que exija que se precise de força nas mãos. Se a compressão persistir por muito tempo, esses músculos até atrofiar.
Na presença desses sintomas, o cirurgião da mão deverá ser consultado. Ele é o profissional mais apropriado para avaliar e indicar o tratamento. Ele irá realizar a chamada anamnese (conversa técnica com o paciente), examinar e definir a necessidade de exames complementares. O Hospital Vila da Serra conta com uma equipe de três cirurgiões da mão, todos com a especialidade devidamente reconhecida e registrada pelo Conselho Regional de Medicina.
Um exame comumente realizado para auxiliar no diagnóstico dessa doença é a chamada eletroneuromiografia dos membros superiores. Na realização dele, são usadas finas agulhinhas e alguns pequenos objetos de metal na pele, chamados eletrodos, para descobrir se o nervo
mediano já está muito acometido ou não e, em caso positivo, qual o grau de acometimento. Lembrando que não é em todos os casos que existe a necessidade de realização desse exame.
Uma vez diagnosticada a síndrome do túnel do carpo, o cirurgião da mão irá decidir qual o tratamento mais adequado a cada caso,
dependendo da gravidade e de outros fatores individuais, próprios de cada paciente. São opções de tratamento: uso de órtese à noite, uso de medicação, infiltração local e cirurgia.
Dr. Eisenhower Pêgo de Sales Filho
Médico ortopedista e traumatologista e cirurgião da mão dos Hospitais Vila da Serra
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão
Mestrando em Ensino em Saúde